quarta-feira, 23 de julho de 2014

Infos, Efeitos Especiais e Vídeos

Olá, pessoal, beleza?

"Pus que que fizeru isso, cara? Poha, Disney!"
Recentemente (por puro descuido meu) descobri que Marvel Heroic Roleplaying foi cancelado pela Margaret Weis Production. A razão não deve ser outra se não a compra da editora pela Disney - a mega corporação deve ter forçado uma revisão de todos os contratos de direitos de publicações externos da editora, inclusive RPGísticos - assim, a Marvel volta a não ter um RPG que a represente oficialmente... pelo menos durante um tempo.

De uma forma geral, isso é uma pena pra Casa das Ideias. O sistema de MHR é um dos melhores já feito pra supers, sendo bem visto e recebido por críticos e fãs, como já falei antes (quem tiver curiosidade pra ver se estou certo ou errado, a lista de links na lateral direita do blog pode corroborar comigo), e seria um step up na história RPGística da editoria, principalmente agora que a DC tem seu lugar cativo no celebrado Mutants and Masterminds da Green Ronin. A MW Production, no entanto (e diferente da Disney), percebeu o potencial de seu sistema e possui um anúncio de HEROIC ROLEPLAYING em seu site oficial. Possivelmente o que eles estão fazendo é reorganizar um cenário próprio (ou negociando com outros, já que HR pode funcionar pra qualquer contexto heroico) e preparar um relançamento do mesmo livro de regras sem o grande MARVEL na capa.

Bem, como RPG vivo é aquele que sempre é jogado, este blog se manterá oferecendo aventuras, adaptações e eventos, mantendo o sistema vivo a ajudando a popularizá-lo. Sendo assim, como fazer um evento leva muito tempo (e tempo é, pra quem me conhece, o mais precioso artigo que não tenho), vou tentar manter o blog semanalmente atualizado (a adaptação de EVA me comeu umas duas semanas ou mais e com o fim do mangá previsto para novembro desse ano, estou desenvolvendo um evento maior, que pega toda a série em quadrinhos e amplia-a, bem como revisa minhas sugestões de datafiles pros personagens) com matérias menores e traduções do material em inglês.

Segue um vídeo (em inglês) de demonstração das regras. No youtube.com tem vários outros.




Efeitos Especiais - SFX

Hoje, em especial, gostaria de falar sobre e traduzir a lista de Efeitos Especiais (SFX) do livro base. Pra quem ainda não percebeu, os SFX são o grande "pulo do gato" dos poderes. Enfim, afinal, a lista de poderes é muito restrita e uma penca de personagens pode ter poderes praticamente iguais (pare pra pensar em quantos personagens possuem superforça, por exemplo), mas o real diferenciador e verdadeiro desestabilizador (ou causador) de ameaças numa aventura são os SFX. O livro base traz a seguinte lista:

ABSORÇÃO [Absorption]

Numa reação bem sucedida contra um tipo de ataque, converta o dado de efeito de seu oponente numa façanha [stunt] do seu power set ou avance [step up] seu dado de poder em +1 durante a próxima ação. Gaste 1 PP para usar essa façanha se a contra-ação de seu oponente for bem sucedida.

Formas de usar esse Efeito: heróis que tem a capacidade de absorver energia cinética (ou energia de qualquer tipo) podem usar esse efeito para melhorar um ataque ou defesa. Lembrando que esse efeito melhora as capacidades de uma ação, não serve para cura.

AFLIGIR [Afflict]

Venon também pode causar esse efeito.
Adicione D6 e avance seu dado de efeito em +1 quando infligir um tipo específico de complicação no alvo.

Formas de usar esse Efeito: heróis que têm a capacidade de gerar efeitos como prender, agarrar, segurar ou qualquer outra complicação que envolva alguma "contenção" de ação, como o Homem-Aranha e suas teias.





ATAQUE EM ÁREA [Area Attack]

Adicione D6 e mantenha um dado de efeito adicional para cada alvo adicional.

Formas de usar esse Efeito: Hulk smash. Preciso dizer mais?


Talvez...

FÚRIA [Berserk]

"SNIIIIIIIIIIIIIIIIKT!!!"
Adicione um dado da Doom Pool para uma ou mais ações de ataque. Avance em +1 o dado retirado da Doom Pool para cada nova ação; retorne o dado pra Doom Pool ao fim de suas ações.

Formas de usar esse Efeito: O que é realmente interessante nesse SFX é sua noção de complicação. Para cada nova ação que o personagem faz engajado em sua fúria, ele aumenta a Doom Pool, criando situações desastrosas ao resto do grupo. Wolverine e Hulk são os campões nesse tipo de efeito.


AVANÇO [boost]

Desligue o seu mais poderoso poder de um Power set e avance em +1 um outro poder. Pode-se recuperar o poder desligado durante uma oportunidade ou numa Transition Scene.

Formas de usar esse Efeito: Personagens que usem gadgets, cibernéticos, ou poderes do tipo são mais comuns em usar esse efeito, basta lembrar do raio peitoral do Homem de Ferro. No entanto, personagens que usem magia ou mesmo controle elemental podem encontrar uma forma de utilização desse SFX. Já vi Demolidor usar algo parecido, desviando toda a atenção de seus poderes para "combar" seu "radar" (apesar de em seu datafile constar Focus).

Unibeam.

Por curiosidade, a página do Demolidor com esse SFX.

ESTOURO [burst]

Avance ou duplique o dado de um poder contra um único alvo. Remova o valor mais alto do lance e adicione 3 dados ao total.

Formas de usar esse Efeito: O livro apresenta o uso desse SFX para gears e seu uso junto com Especialidade [Specialties]. Enfim, sua vantagem está realmente quando você precisa usar uma máquina ou equipamento e o valor dos dados finais são mais importantes que o tamanho do dado de efeito.

CONSTRUTOS [Contructs]

Usuários de energia.
Adicione um D6 e avance seu dado de efeito em +1 quando usar seu Power Set para causar um tino [asset].

Formas de usar esse Efeito: Poderes de controle de substâncias ou que é capaz de "invocar" coisas. Use-o quando seu personagem possui poderes que podem causar complicações.

CONTRA-ATAQUE [Counterattack]

Numa reação a um tipo específico de ação de ataque, inflija um tipo específico de stress com seu dado de efeito sem custo de PP ou use 1 PP para avançar seu dado de efeito em +1.

Formas de usar esse Efeito: Aparentemente bem complicado, mas na verdade envolve a capacidade do personagem em se "cobrir" de um tipo específico de energia ou "emaná-la" ou mesmo gerar algum tipo de escudo que seja capaz de causar um "choque de retorno" ao atacante.

PERIGOSO [Dangerous]

Adicione D6 a sua parada de dados numa ação de ataque e retorne [step back] o dado mais alto da parada em -1. Avance [step up] o tipo de stress infligido em +1.

Formas de usar esse Efeito: Se você joga no facebook Avengers Alliance Tactics com o Pantera Negra vai entender bem esse SFX. Ele funciona como uma jogada que causa hemorragia ou outro stress do tipo, como algum quebramento de membro ou dano interno por força.


Vá para 5:11 do vídeo.

FOCO [Focus]

Se a parada inclui o poder de um Power set, você pode trocar 2 dados de igual valor por um dado maior em +1.

Formas de usar esse Efeito: Poderes que funcionam bem com especialidades [Specialties] são uma grande pedida pra cá. O manual sugere poderes baseados em treinamento, perícias ou condicionamento. É um SFX muito bom se seu personagem é essencialmente humano, como a Viúva Negra ou Gavião Arqueiro.

You know what I mean...

CURA [Healing]

Adicione um poder específico a sua parada de dados quando ajudar outros a recobrarem-se de stress. Gaste 1 PP para recobrar seu próprio stress específico ou de outros ou para reduzir [step back] em -1 seu dado (ou de outros) de trauma.

Formas de usar esse Efeito: O interessante desse SFX é a criatividade. Um cara que sofreu um stress baseado em fogo pode receber ajuda em cura por um usuário de fogo (que, por ventura, utiliza seu poder para 'reduzir' a queimadura ou afastar a sensação de dor gerada pelo calor) ou de frio/gelo (que faz o mesmo, só que ao contrário). As possibilidades são inúmeras, como o Aranha utilizar suas teias pra estancar o sangue de um colega ou o Gavião Arqueiro usar uma de suas flechas pra fazer uma tala.

Um clérigo, por favor...

IMUNIDADE [Immunity]

Gaste 1 PP para ignorar stress, trauma ou complicação de um tipo específico de ataque.

Formas de usar esse Efeito: A exemplo dos asgardianos que vírus ou venenos externos não os atinge, eles possuem a saúde de deuses. Ou o Hulk que leva tiros e é mesmo que nada pra ele.

Thor: "Pra que escudo? Eu tenho a palma da minha mão!"

INVULNERÁVEL [Invulnerable]

Gaste 1 PP para ignorar stress ou trauma a não ser que sejam causados por um específico tipo de ataque.

Formas de usar esse Efeito: Mesmo que o anterior, mas permite que se tenha um "calcanhar de Aquiles", tornando a imunidade mais ampla.

Hulk não sente cócegas!

MULTIPOWER [Multipower] - tá, não imaginei nada melhor pra traduzir e eu achei "multipoder" ridículo...

Galactus... usar mais de um poder é absurdo!
Use dois ou mais poderes de um Power set numa única parada de dados com uma redução [step back] de -1 pra cada poder adicionado.

Formas de usar esse Efeito: É bom lembrar que as regras do manual falam que só se pode usar numa parada um único dado vindo de cada um de seus Power sets (além de especialidades, afiliações, distinções etc.), mas com esse SFX essa regra encontra um "desvio". É o bom e velho assoviar e chupar cana ao mesmo tempo. Para quem é criativo o bastante, vale o investimento.

SEGUNDA CHANCE [Second chance]

Gaste 1 PP para refazer qualquer lance usando um poder de um Power set.

Formas de usar esse Efeito: Adicione ao seu poder de sorte hehehe.

FÔLEGO [Second wind]

Antes de fazer uma ação usando o poder de um Power set, você pode mover seu dado de stress da Doom Pool e avançar [step up] seu dado de poder em +1 para essa ação.

Formas de usar esse Efeito: Acho um interessante SFX para um "esforço heroico" no intuito de retirar forças de onde não se tem para realizar uma última grande ação.

Como pegar todos os passageiros de um voo...

LIBERTAR [Unleashed]

Avance ou dobre qualquer poder de um Power set para uma ação. Se a ação falha, adicione um dado a Doom pool igual ao seu dado real nesse poder.

Formas de usar esse Efeito: Esse é o bom e velho coringa. A carta na manga da cartada final. Um bom exemplo é a Super Nova do Tocha Humana.

Nova Flame by Tocha Humana

VERSÁTIL [Versatile]

Reparta um poder em 2 dados retrocedidos em -1 ou 3 dados de -2. Obs.: dados vindo desse SFX são considerados separados de efeitos que avançam ou retrocedem dados (como Fôlego ou Libertar, por exemplo).

Formas de usar esse Efeito: Uma saída interessante quando as opções estão acabando ou para personagens com poucos poderes.

"I'm a F**** versatile racoon, M******!"

Sugestão de Novo SFX

CANIBAL [Cannibal]

Creepy as hell...
Para cada stress causado num oponente, recue [step back] seu dado de stress em -1. Ative esse efeito durante uma oportunidade ou ao custo de 1 PP.

Formas de usar esse Efeito: Baseado no Eva 01 de NG Evangelion e nos dinossauros do Marvel Alliance Tactic. De uma forma simplista, você come o cara e recobra condições. Se adicionado ao poder Stamina é um prato cheio. Ao exemplo da Unidade 01, por exemplo, até partes do corpo podem ser repostas (medo!).


Indo Além do Char Datafile

Quando pensamos nesses SFX a ideia inicial é incluir aqueles que melhor se adequem ao seu Power set, no entanto, não deve ser rara a situação de ver que talvez um efeito especial específico seria necessário e você não o tem em sua ficha. Uma opção interessante a Vigias e jogadores é utilizar um determinado SFX que não consta em seu dados para uma única ação uma vez por evento (ou ato). Fazer isso exigiria o gasto de 1 PP além daquele primeiro exigido na descrição (SFX que pedem por 1 PP para funcionarem, teriam gasto 2 e os que não assumem esse condição, 1 PP) e funcionaria simplesmente para aquilo (até que se tenha o XP suficiente para pagar por ele).

Sei que explicando dessa forma parece a concepção de Façanha [stunt], mas veja que as façanhas são efeitos criativos que possuem seus próprios poderes ou ambiente como base, criando uma condição onde eles podem trazer vantagem para uma determinada ação. Os efeitos especiais são mais que isso, são o uso extrapolado e inesperado do poder, assim, a ideia é o jogador ter a capacidade de criar uma "simulação" de um SFX que talvez venha a ser seu desejo no futuro.

Enfim, por hoje é só. Espero que todos tenham gostado. Até a próxima, quem sabe com aventuras dessa vez!

Hora de jogar!

6 comentários:

  1. Que blog incrível, bem que você poderia distribuir uma versão traduzida do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jeferson, beleza?

      Cara, na verdade, eu coloquei nessa publicação uma parte do manual traduzida: a parte necessária pra jogar, confira aqui: http://marvelheroicrpg.blogspot.com.br/2014/06/sobre-regras-adaptacoes-e.html

      Por sinal, estou terminando a segunda aventura que publiquei aqui, então, fica de olho.

      Excluir
  2. Luís, passei um tempo pensando e como criar um poder baseado em possessão! teria alguma dica... alias ainda aguardo os reports de sua campanha.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jeferson, desculpa a demora em responder. Erro meu. Estou com muitos trabalhos e o blog meio que vai mudar de cara pra umas coisas muuuito boas, mas, enfim, vamos à possessão:

    Minha sugestão é vc utilizar um power set que envolva um poder de controle mental ou um poder mágico + especialidades como Psych ou Manace. Vc consegue "possuir" seu oponente se seu dado de feito superar o dele, sendo que esse dado também funciona stunt dependendo do que vc queira fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicione o SFX AFLINGIR a seu uso de possessão e vc tem um prato cheio.

      Excluir
  4. Você teria um e-mail ou algo assim para entrar em contato?
    O site é incrivel e tinha o coração no lugar certo, porém a morte do MHR foi um empicilio (heh).

    Os criadores anunciaram que em 2016 eles irão reviver o sistema, eles finalmente terminaram a linha Firefly e vão poder se dedicar ao Heroic Roleplaying. Acho que seria legal perseguir informações sobre isso, marcar presença com eles, ajudar, e colocar a bola em campo.

    A fanbase do MHR não morreu por seu amor insano pelo jogo.

    ResponderExcluir