quarta-feira, 28 de maio de 2014

Apresentação

Jogo RPG há pelo menos 10 anos - um infante, se comparado ao tempo de existência do roleplaying game ou mais ainda à tradição do ato em si - como muitos, Dungeons and Dragons foi meu primeiro contato com a mídia (e ainda hoje é meu passatempo favorito), e acabou levando a outros sistemas, cenários, ideias... enfim, ao imenso mundo dos RPG, board games e card games.

Apesar de uma boa mesa de fantasia medieval ser meu lugar favorito para rolar os dados, durante um tempo senti falta de um sistema que abordasse o mundo dos superpoderes. Afinal, vim de uma tradição de quadrinhos, bem mais velha e forte que meu conhecimento ou interesse pelo roleplaying, e quando você começa a "viver" aventuras a ideia de passar pelas mesmas que você leu durante tantos anos vai aos poucos se tornando uma obsessão.

De maneira muito tardia, tive contato com o conhecido Mutants and Masterminds, ainda em sua 2ª edição, cheia de valores desbalanceados e possibilidades absurdas. A versão revisada, apesar de muito melhor editada e muito mais interessante - a ponto, inclusive, de fazer a DC Comics utilizar o sistema como base para seu próprio manual de RPG, pois é vantajosa em inúmeros termos -, ainda cria um número tão vasto e complexo de potencialidades super-heroicas que torna a confecção de uma única ficha um verdadeiro e desgostoso caos. No entanto, é um sistema amplamente abraçado pelos fãs e, sim, completamente funcional e próprio para a criação e personalização de uma aventura spandex (pra quem quer ter um vislumbre e dicas rápidas de como construir personagens no sistema, vale à pena dar um pulinho no D20 HeroSRD e tem uma interessante resenha do manual da DC no io9- em gringuês), além de utilizar do sempre delicioso dado de 20 faces.

Clássicos são imortais
A Marvel (editora cuja história de relacionamento comigo é bem mais aprazível) desde sempre procurou nomes de peso pra investir nos próprios sistemas, sendo o Marvel Super Heroes Classic (1984), produzido pela finada TSR (matrona de D&D), um dos mais celebrados do gênero e hoje ainda alimentado e mantido por fãs através do site Classic Marvel Forever e talvez a mais rica fonte desse material. Pouco sei falar sobre esse livro, mas no site vocês podem ter mais informações (tudo, por sinal). O primeiro manual mesmo da editora que tive em "mãos" foi o Marvel Universe Roleplaying Game de 2003, que é da própria editora e tinha um sistema bem interessante que não utilizava dados, pois era baseado numa realocação de pontos de energia/esforço e tinha uma narrativa baseada em quadros e páginas, num simulacro que evocava a experiência de se ler uma HQ. Apesar de um tanto "inovador" não vingou, mas, como tudo, mantém um séquito de fãs num fórum próprio e uma sobrevida num blog dedicado ao Aranha ou coisa assim (com um livro bem legal direcionado às aventuras do Cabeça de Teia).

Abandonando, então, a seara que não é sua nativa, a Marvel jogou a responsabilidade de seu novo RPG nas abençoadas mãos de Margaret Weis (se você não sabe quem ela é, você deveria receber uma Chuva de Meteoros), cuja empresa desenvolveu o Marvel Heroic Roleplaying, com um sistema que foi muito bem recebido por críticos e jogadores e que, apesar de ser direcionado especificamente aos heróis Marvel, ele pode ser ampliado como um sistema único, facilmente adaptável para qualquer cenário em qualquer momento. E era nesse ponto onde eu queria chegar.

Apesar de todos os seus prêmios e elogios, o MHRPG não é tão popular quanto merece (pudera, o manual é de 2012) e as fontes dele na internet são poucas (o próprio site da MW tem pouquíssimo sobre ele). Sendo assim eu decidi fazer esse blog. Primeiro para me disciplinar em produzir/escrever/traduzir alguma coisa sobre RPG uma vez por semana, segundo para adicionar alguns números às poucas fontes sobre MHRPG, terceiro para justificar a compra do manual que eu fiz, já que não tenho mais perspectiva nenhuma em voltar a mestrar tão cedo (há muitas razões para isso, mas garanto que desgosto não é uma delas). Por isso, o material que estará aqui é completamente descompromissado, pois a ideia não é "trazer as novidades quentes do mundo rpgístico", mas oferecer um grupo de materiais que sirvam para aventuras que utilizem o Marvel HRPG.

Então, sejam bem-vindos.

Ferramentas simples: livro básico, um enciclopédia Marvel, fichas marcadoras de Plot Points, dados de 4 a 6 faces, e algumas minis de Heroclix para servirem de tokens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário