segunda-feira, 2 de junho de 2014

Sobre regras, adaptações e personalizações

Marvel Heroic Roleplaying tem um sistema de regras que visa muito a interpretação. As capacidades, poderes, potencialidades e apresentação do personagem são sempre representadas por conceitos que podem garantir uma personalização completamente distinta, fazendo que o PC não seja um "tipo", mas um indivíduo realmente único, como esperamos que cada um de nós seja.

Suas regras de combate e interação também são muito interessantes e velozes, com um dinamismo semelhante ao das HQs, garantindo ações e respostas rápidas a qualquer situação. Sob vários aspectos, ele realmente consegue transmitir o ambiente e a sensação de um quadrinho de supers. Não à toa, no ano em que foi lançado recebeu críticas muito positivas e alguns prêmios.

No entanto, para quem já está acostumado à objetividade de D&D ou à simplicidade quase óbvia do sistema da Whitewolf, o MHRPG pode parecer esquisito e mesmo um tanto complicado, mas não há mistérios e uma vez tendo pego o jeito, ele se torna realmente muito veloz.

Mesmo assim, traduzi as principais regras - as mesmas que, na verdade, foram lançadas numa prévia do livro - e vocês podem dar uma conferida na publicação a seguir:


Se você já leu tudo, deve ter percebido que há alguns detalhes que se melhor personalizados e trabalhados dão uma cara mais bacanuda à sua aventura. Um deles são os plot points. Quem leu as regras vai perceber que eles são como "pontos de ação" - na verdade, não é bem isso, eu meio que tô tentando simplificar - que são acionados praticamente o tempo todo para grandes feitos ou uso dos SFX (efeitos especiais) de poderes. Enfim, o manual sugere uma série de coisas que podem servir como plot points e ser arremessados na mesa enquanto a aventura avança. A principal peça que falaram, se bem não me engano, são de fichas de baralho (o que é até uma boa ideia), mas, pensando em algo mais simples e barato, eu descobri um item fantástico...

FUTEBOL DE BOTÃO!

Sim! Aproveitem a época de copa e corram pra bodega mais próxima pra comprar 1, 2, 3... 10 saquinhos de times de botão e mandem bala em fazer seus plot points (aqui em Fortaleza, que é onde vivo, com menos de 5 reais você vai pra casa com muuuitos joguinhos). Além dos "jogadores" servirem como PPs, as "bolas" podem servir como marcadores de stress e as paletas de jogo nos tokens de PCs. Vocês podem personalizar ainda mais imprimindo alguns adesivos com símbolos ou desenhos de seus chars favoritos e dando uma cara bem Marvel ao seu conjunto de plot points. Vejam o que fiz com os meus:


Coloquei símbolos da Shield, do Aranha, do
Venon e dos Vingadores. PPs pra todo mundo.

Aqui numa visão melhor. Junto com os Hero clix eles realmente
dão aquela sensação de Universo Marvel.
Outra coisa que tratei de personalizar foi a ficha. A ficha Marvel é bem legal e, pra falar a verdade, nem mudei ela tando assim, mas acrescentei umas coisas que me pareceram com pouco destaque, como os marcadores de stress e trauma, bem como coloquei um espação pra galera desenhar uma imagem bem quadrinho mesmo do personagem. Tem também um lugar pra se "empilhar" os PPs, enfim, é minha visão de como a ficha poderia ser. Talvez tenha seus erros, mas pra mim ela é bem legal. Confiram e façam o download pra vocês.

Clique, amplie, salve e imprima. Se souber bulir no photoshop, personalize mais ainda.

Bem, por hoje é só. Semana que vem volto falando sobre chars e aventuras.

Até

7 comentários:

  1. Muito boa a sua iniciativa, bem que você poderia traduzir ele por inteiro.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luis! Assisti ontem A Era de Ultron e hj encontro seu blog! Que maravilha! Tô na fissura pra jogar RPG da Marvel e sua tradução é perfeita! Mas uma dúvida: quando pedimos o download no Calameo ele baixa pra gente instalar um executável. Não tem outra forma? (ou, acho que tô fazendo besteira, eheheheh). Teria como disponibilizar pra gente o pdf?

    Grande abraço e sucesso com o blog!!!

    ResponderExcluir
  3. Cara sua iniciativa foi demais, mas como faço download do arquivo??

    ResponderExcluir
  4. Cara sua iniciativa foi demais, mas como faço download do arquivo??

    ResponderExcluir
  5. Tem um grupo no Facebook para o pessoal que gosta do sistema poder interagir: https://m.facebook.com/?_rdr#!/groups/694263367340400?ref=bookmarks

    ResponderExcluir